Lençóis: Gruta da Fumaça + Pratinha + Gruta Azul + Pai Inácio (Chapada Diamantina 3)
Como chegar:
Dentre as cidades em torno da Chapada, Lençóis é a cidade principal pois é a que tem mais infraestrutura. Lá chegam os ônibus diretos da rodoviária de Salvador com a cia Real Expresso e duração de 6hrs e 20min.
É também uma cidade bem charmosa com um rico patrimônio cultural e histórico, visto que foi um dos garimpos principais na época da mineiração, quando, em meados do século 19, chegou a ser simplesmente a maior produtora mundial de diamantes!
Seu conjunto arquitetônico de casario coloniais é tombado pelo Iphan e a cidade conta com uma grande variedade de restaurantes.
Roteiro:
A cerca de uma hora de Lençóis, no municipio de Iraquara, encontra-se o maior e mais extraordinário complexo de cavernas do Brasil. Existem mais de 130 grutas mapeadas na região e outras tantas ainda desconhecidas. Esse patrimônio espeológico é de uma riqueza imensurável, pois essas formações datam da era Proterozóico Superior (900 - 700 milhões de anos) e Proterozóico Médio (entre 1,7 e 1 bilhão de anos). Pois é!
A Gruta Lapa Doce é uma das mais famosas pela sua amplitude e grandiosidade. Infelizmente estava fechada no dia da minha visita, então conheci a Gruta da Fumaça, logo ao lado. Tão incrivel quanto!
A visita guiada leva em torno de 40 minutos. Em alguns pontos é preciso falar baixo para não danificar as sensíveis estruturas que demoraram milênios para se formar.
Essa caverna é considerada muito completa pelas suas formações geologicas, la está um raríssimo exemplar da flor de aragonita, que é como se fosse uma "succulenta" em forma de estalactite.
De lá saímos em direção a outra gruta, a da fazenda Pratinha. Isso mesmo, esta é uma fazenda. Essas cavernas ficam tecnicamente fora do Parque Nacional da Chapada então as vezes são propriedades privadas com ingresso, diferentemente do Pati.
Aqui a estrutura já é bem diferente, muito organizada mas nada "raiz" e funciona mais como um parque de diversão. O atrativo principal é o rio subterrâneo que "corta" a gruta e cria um lago de águas cristalinas do lado de fora.
É possível fazer um snorkel guiado pela caverna que tem simplesmente 60 m de visibilidade, salto de tirolesa e passeio de caiaque, stand-up e pedalinho. Existe restaurante, bar e até uma "praia" lá dentro então muitas pessoas passam o dia todo por lá.
Na mesma propriedade fica a Gruta Azul, onde acontece o espetáculo do feixe de luz que dá uma coloração azul no poço. Mas, atenção, a incidência do sol na gruta só acontece de abril a outubro, das 14 as 15hrs, então planeje sua visita de acordo.
De lá pegamos a estrada em direção a Lençóis, admirando a beleza do sertão baiano, com as paisagens da chapapa ao longe.
Chegamos então por volta das 16hrs a um dos principais atrativos e cartão-postal da Chapada: o Monte Pai Inácio. A trilha leve dura cerca de 20min e ganha cores lindas enquanto o sol vai descendo e, com sorte, a lua subindo!
Lá em cima entendemos porque o pôr-do-sol do monte é mesmo imperdível e com a vista 360• temos uma real dimensão da grandeza da Chapada.
Antes de terminar o dia, meu guia Ermerson ainda me levou na doceria da Dona Afra, onde é possivel ter uma provinha da variedade imensa de doces caseiros feitos ali mesmo no quintal da casa, além de levá-los pra casa, claro! Imperdível!
E assim, me despedi da Chapada, com vontade de voltar, claro!
Fiz passeios maravilhosos em cinco dias e recomendo todos eles, mas pelo o que pesquisei com os guias, adicionaria mais dois dias (ou mais) pra conhecer o poço encantado, poço azul, marimbus, e na região mais ao sul, perto de ibicoara, conhecer as cachoeiras do Buracão, Fumacinha, Herculana e Encantada!
Guia Ermerson (75 99202-9388) pela agência Volta ao Parque.
Comments